TOM Web - Bauru

Este blog foi desenvolvido com o objetivo de ser o trabalho final da disciplina "Administração Financeira e Orçamentária Pública", do curso de Administração Pública da Unesp, campus de Araraquara, lecionada pelo Profº Drº Valdemir Pires.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PIB de Bauru se mantém estável



Bauru se manteve estável no ranking das cidades com melhor Produto Interno Bruto (PIB) no País, divulgado anualmente pelo IBGE. Mais uma vez, a forte vocação do município para o setor terciário fez com que se mantivesse na lista das 100 localidades brasileiras com os melhores desempenhos. Há, atualmente, um cenário preocupante na economia local e nacional. O PIB do Brasil e das cidades crescem a níveis próximos a zero.

Segundo o levantamento divulgado ontem, Bauru deteve o 77.º índice do País em 2012 (dados mais recentes da pesquisa), com PIB total de R$ 8,430 bilhões, alta de 5,7%. Em 2011, havia ficado em 76.º lugar, com acumulado de R$ 7,9 bilhões. A posição foi perdida para Uberaba (MG), que era a 77.ª colocada em 2011.

O PIB representa a soma do valor de todos os bens e serviços finais produzidos, em determinado período. Trata-se de um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia para mensurar a atividade econômica, que inclui o desempenho de setores como administração pública, agricultura, indústria, serviços e comércio. Por mais um ano, Bauru ficou atrás de cidades de mesmo porte como Jundiaí (24.ª posição), Piracicaba (52.ª) e São José do Rio Preto (61.ª). Apareceu, contudo, à frente de outras, como Franca e Itaquaquecetuba.

“Analisamos que tivemos um bom resultado, porque Bauru ficou estável no ranking e continua entre as 100 mais. A variação foi muito pequena, mas buscaremos soluções para recuperar a posição perdida”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Ribeiro. Em dois anos, o município perdeu três colocações no ranking, já que, em 2010, detinha o 74º melhor PIB do Brasil.
Comércio e serviços

Assim como em anos anteriores, em 2012, o resultado do município foi puxado pelo setor terciário, que engloba os segmentos de comércio e serviços e respondeu por 72,7% do PIB total. E, ainda que o País esteja enfrentando um fenômeno de desindustrialização (leia mais na página 21), Ribeiro analisa que Bauru obteve um bom desempenho também porque o setor, na cidade, é bastante diversificado.

“O fato de a indústria não estar concentrada em um único ramo de produção contribui para que a cidade não sofra impactos negativos significativos em momentos de crise ou desaceleração econômica”, pondera. O PIB do segmento em Bauru, no entanto, não aparece entre os 100 melhores colocados, assim como o da agropecuária. Já o setor de comércio e serviços aparece na 57.ª posição e o da administração, saúde e educação públicas e seguridade social, em 77.º lugar. Este último correspondeu a 10,5% do PIB total alcançado pela cidade em 2012.

Ritmo de crescimento do PIB está mais lento

Em 2012, o PIB de Bauru cresceu 5,7%, índice menor do que o alcançado em 2011, quando o salto foi de 7,4%. Para o economista Wagner Ismanhoto, a tendência de queda permanecerá ao longo dos próximos anos, dado o momento de desaceleração econômica atravessado pelo País.

Mas não é possível prever se a posição do município no ranking do IBGE será alterada diante desta nova realidade. “Os resultados deverão ser ruins para todas as cidades e, por isso, pode ser que Bauru se mantenha na mesma posição ou até mesmo em uma posição melhor. Mesmo que caia, continuando entre as 100, ainda estará em uma posição privilegiada”, pondera.

Apesar da queda no ranking em 2012, a cidade obteve o 21.º melhor índice do Estado naquele ano, o mesmo alcançado em 2011.

Per capita

Embora ainda ocupe uma posição de destaque no cenário nacional, Bauru não aparece entre os 100 municípios com melhor PIB per capita. “Isso ocorre porque, ao dividir esta riqueza pelo número de pessoas que a geraram, o índice fica baixo. Ou seja, essa média foi mais alta em cidades que tiveram um PIB menor que o de Bauru”, avalia o economista Wagner Ismanhoto, destacando que o indicador reflete um panorama puramente econômico, e não social, que aponte, por exemplo, para uma eventual concentração de renda.

IDHM

Conforme o JC publicou em edição do dia 30 de novembro deste ano, Bauru também figura na seleta lista das cidades brasileiras com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado muito alto (acima de 0,800). Apesar de alcançar indicador de 0,801, o contexto não é animador.

Entre 2000 e 2010, a cidade perdeu 11 posições no ranking nacional, caindo do 26.º para o 37.º lugar. A renda média por pessoa é o fator que segurou a evolução do município na última década, segundo dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).



Matéria retirada do site JCNET, para ver a matéria completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário