Balanço Orçamentário (BO) demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. Ele deve evidenciar as receitas e as despesas orçamentárias por categorias econômicas, confrontando o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrando o resultado orçamentário e discriminando:
1 - as receitas por fontes (espécie);
2 - as despesas por grupo de natureza.
2014 - Ainda não está consolidado.
Balanço Financeiro (BF) demonstrará a receita e a despesa orçamentária bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, dessa forma, o BF é um quadro com duas seções: Ingressos (Receitas Orçamentárias e Recebimentos Extraorçamentários) e Dispêndios (Despesa Orçamentária e Pagamentos Extraorçamentários).
2014 - Ainda não está consolidado.
Balanço Patrimonial (BP) demonstra a situação contábil do município e evidencia qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública, por meio de contas representativas do patrimônio público, além das contas de compensação., divididas em:
- Ativo - são recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e dos quais se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços.
- Passivo - são obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços.
- Patrimônio Líquido - é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos.
- Contas de Compensação - compreende os atos que possam vir ou não a afetar o patrimônio.
Para saber mais sobre Balanços, consulte este link, em que estará o Manual de Contabilidade aplicada ao Setor Público do Ministério da Fazenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário